Produção e Curadoria

MIRKA DA PIEVA (2010) 

A pianista Mirka Campello da Pieva, natural de Santiago/RS, teve sua iniciação musical ao piano aos 5 anos de idade com sua mãe, Dinorá Campello. Nos anos seguintes até 1995, participou de vários recitais de piano em sua cidade natal. Em 1996, ingressou no Curso Superior Música da Universidade Federal de Santa Maria sob a orientação da Profa. Vera Vianna. Neste mesmo ano obteve o primeiro lugar na categoria 19-21 anos no Concurso de Piano Carlos Gomes na cidade de Alegrete/RS.

Entre os anos de 1994 e 2003, participou de masterclasses de piano solo, música de câmara e acompanhamento. Dentre os pianistas ministrantes destacam-se: Angiolina Sensale (Itália), Edward Eikner (EUA), Acchili Picci (Brasil), Amy Lin (USA), Homero Magalhães (Brasil), Mauricy Martin (Brasil), Maurício Guzmán (Argentina), Thomas Steinhofel (Alemanha) e Arnaldo Cohen (Brasil/Inglaterra).

Em 1998 e 1999, teve a oportunidade de aperfeiçoar-se nos Estados Unidos.  Participou de aulas com o pianista Paul Polei na Universidade Brigham Young em Provo/Utah, e fez parte do coro English Learning Center com o qual apresentou-se como coralista e pianista acompanhadora nas cidades de Provo e Salt Lake City/Utah.

Em março de 2002, foi classificada no concurso Jovens Solistas da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) com a qual apresentou o concerto K.482 em Mib M no.22  de W. A. Mozart sob a regência do Maestro Manfred Schmidt.  Neste mesmo ano, executou o concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria sob a regência do Maestro Ênio Guerra.  Ainda no ano de 2002, graduou-se no curso de Bacharelado em Piano sob a orientação da Professora Cláudia Deltrégia e foi aprovada no Curso de Mestrado em Práticas Interpretativas/Piano da UFRGS como bolsista da Capes. Em Julho de 2005, obteve o título de mestre.

Em Dezembro de 2007 foi laureada com o primeiro lugar no Concurso Nacional Paulo Giovanini, na cidade de Araçatuba/SP e em 2009 também primeiro lugar no XXVIII Concurso Latino-Americano Rosa Mística. É aluna do compositor e pianista argentino Sérgio Olivé e desde 2007 tem realizado aulas de aperfeiçoamento com o professor Luiz Senise.

Nos últimos anos apresentou-se em recitais de piano solo, música de câmara, em várias cidades do Rio Grande do Sul.  Em 2008 apresentou-se em duo com a Soprano Maíra Lautert, realizando uma série de Recitais na temporada 2008 no Rio de Janeiro. Atualmente tem um duo com tenor Vinicius Kirchhof e outro com o Soprano Gisele Araujo Diniz.

JORGE SANTOS

Nasceu em Recife. Filho de Jurandira, morou na periféria norte da cidade. Estudou música no Conservatório Pernambucano de Música com um monte de gente bacana como Guilherme Calzavara, José Renato Acioly, Paulo Barros, Sérgio Barza entre outros. Também conheceu e estudou com um pá de gente massa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no curso de Ciências Sociais que terminou.

Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá aprendeu umas outras coisas na  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO com uns caras sinistros como Carlos Alberto Figueiredo, Nicolas de Souza Barros, Avelino Romero, Marcos Lucas, Caio Senna e por aí vai…

Agora anda se metendo a compor (muita petulância, imaginem…), então ingressou no Mestrado em Composição na UFRJ, e por lá anda amolando a paciência de outros, principalmente do orientador Carlos Almada, e das meninas da secretária do PPGM.

Lê compulsivamente literatura, prosa de ficção em especial. Acredita que Bach, o pai,  realmente existiu.  Torce para o Sport. Ainda tenta tocar violão.  Continua zanzando pelo Rio.

Perdeu mais do que ganhou,  errou mais do que acertou, tentou sempre.

Atualmente está aprendendo a respirar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: